O ruído industrial é um problema sério que afeta a saúde e o bem-estar dos colaboradores, além da incidência de indenizações trabalhistas.

Mesmo sendo uma exigência legal das normas trabalhistas, o tratamento de ruído industrial é um dos maiores desafios das empresas, especialmente pelo funcionamento de máquinas. 

No artigo de hoje deixaremos 5 dicas para minimizar o ruído industrial e garantir um ambiente de trabalho mais confortável para os colaboradores. Tenha uma excelente leitura!

 

Quais os impactos causados pelo ruído industrial?

O ruído industrial é o som produzido pelas atividades industriais, como a fabricação de produtos, o uso de máquinas e equipamentos pesados, e também o funcionamento de fábricas. 

Ele pode ser muito alto e intenso, o que pode causar danos à saúde, especialmente se for exposto por longos períodos de tempo.

O ruído industrial pode causar danos sérios aos sistemas auditivos dos colaboradores, por isso é importante minimizar seus índices para proteger a saúde dos funcionários.

Além disso, o ruído excessivo pode causar estresse e outros problemas de saúde mental, além de diminuir a produtividade no trabalho.

Outro problema é o comprometimento do sono e a qualidade de vida dos colaboradores causados pelo ruído industrial. A falta de descanso adequado pode impactar negativamente a saúde e o bem-estar geral.

Alguns tipos de ruído também podem causar distração e acidentes no local de trabalho, além de ocasionarem problemas e até processos vindos de vizinhos da estrutura industrial.

 

O que dizem as normas trabalhistas para controle do ruído industrial

Existem normas trabalhistas que regulamentam os níveis de ruído industrial, a fim de minimizar o impacto negativo desses sons no ambiente de trabalho.

Uma das principais normas trabalhistas que regulamenta os níveis de ruído industrial é a NR-15, que estabelece os limites máximos permitidos de exposição ao ruído.

Outra norma importante é a NR-17, que estabelece os requisitos mínimos para a proteção dos trabalhadores contra os riscos causados pelo ruído.

Além dessas duas normas, existem outras que também podem ser consultadas para minimizar o ruído industrial, como a NR-28, sobre controle do ruído em ambientes industriais, e a NR-33, que aborda as medidas de controle do ruído em ambientes ocupacionais.

Vale lembrar ainda que a NR-15 regulamenta que colaboradores que trabalham com ruído industrial acima de 85 decibéis têm direito ao adicional de insalubridade.

Por fim, é importante lembrar que o controle do ruído industrial deve ser feito de forma preventiva e não somente após o surgimento dos sintomas da exposição excessiva a esse tipo de barulho.

Felizmente, existem maneiras de minimizar o ruído industrial para proteger a saúde e bem-estar dos trabalhadores. No próximo tópico deixaremos 5 dicas para diminuir o ruído industrial na operação.

 

5 dicas para diminuir o ruído industrial

Como vimos, a questão do ruído industrial é de suma importância, não só para manter o bem-estar dos colaboradores como também atender às exigências trabalhistas.

Para tanto, vamos abordar 5 dicas eficientes para diminuir o ruído industrial e garantir uma operação em conformidade com as leis trabalhistas e mais produtivas.

1 – Identificação das fontes de ruído

A identificação das fontes de ruído é o primeiro passo para avaliar os pontos críticos e seus riscos. Logo, ela deve ser executada em etapas:

  • Identificar das fontes de ruído:

Essas fontes podem estar em máquinas, equipamentos, processos ou atividades que geram ruído. É importante fazer essa identificação para que as medidas corretas de minimização do ruído sejam tomadas.

  • Observar os picos de ruídos: 

Picos de ruídos são comuns em algumas operações industriais e podem ser causados por processos ou máquinas específicas. Esses picos podem ser identificados observando os níveis de ruído em diferentes momentos do dia ou da semana.

  • Identificar as fontes de ruído mais intensas: 

Algumas fontes de ruído são mais intensas que outras e podem requerer medidas específicas para minimizar seu impacto. A avaliação dessas fontes é importante para garantir que elas sejam tratadas adequadamente.

  • Analisar os riscos associados ao ruído: 

O ruído pode causar diversos problemas de saúde, incluindo perda auditiva, estresse e outros problemas psicológicos. Avaliar os riscos associados é importante para garantir que as medidas adotadas para minimizá-lo sejam adequadas às necessidades da operação.

  • Adotar medidas para minimizar o ruído industrial: 

Após identificar as fontes de ruído e avaliar os riscos associados, é importante adotar medidas para minimizar o impacto do ruído na sua operação. 

Essas medidas englobam diversas ações, como veremos a seguir.

2 – Isolamento de máquinas e equipamentos barulhentos

É importante realizar uma análise das causas do barulho e identificar os níveis de ruído que eles emitem. É possível utilizar ferramentas específicas para mensurar o nível sonoro, como o decibelímetro.

Também é fundamental uma análise das características das ondas sonoras emitidas para definir a melhor forma de atenuá-las. 

Algumas máquinas podem emitir ondas estacionárias, que se propagam em linha reta e podem ser facilmente bloqueadas por paredes e outros obstáculos. 

Já as ondas vibratórias se propagam em todas as direções e podem ser mais difíceis de controlar.

Uma das formas mais eficientes de minimizar o ruído industrial é investir em isolamento acústico.

O isolamento acústico pode ser feito de diversas maneiras, como revestimento de paredes e tetos com materiais absorventes de som, utilização de janelas insonorizadas ou portas corta-fogo, entre outras.

3 – Investimento em maquinário mais silencioso

Com as inovações tecnológicas, é possível adquirir equipamentos que trabalham com a mesma eficiência dos já conhecidos, mas que emitem muito menos ruído industrial.

Um bom exemplo são as nossas soluções Drausuisse, desenvolvidas não só para garantir uma operação mais produtiva, mas também com maior conforto para os colaboradores.

As soluções AirDraulic, IPower e FlugPower de nossa empresa trabalham com baixíssima emissão de ruído industrial, além de proporcionar uma variação mínima na temperatura ambiente.

Equipamentos como estes garantem maior conforto aos envolvidos e contribuem grandemente para o aumento da produtividade.

4 – Fornecimento de EPIs

Além da redução do ruído industrial, é preciso fornecer aos colaboradores EPIs (equipamentos de proteção individual) para que eles fiquem resguardados.

É importante garantir o fornecimento de protetores auriculares, treinar os colaboradores quanto ao uso correto e tomar medidas que assegurem que todos estejam utilizando seus EPIs.

5 – Enclausuramento de máquinas

Além do isolamento acústico mencionado acima, é importante realizar o enclausuramento de máquinas que emitem um maior ruído industrial.

Esse enclausuramento pode ser realizado a partir de cabines acústicas, barreiras, atenuadores de ruídos, e demais itens de proteção acústica que podem ser aplicados no local onde essas máquinas serão enclausuradas.

Esperamos que essas dicas possam auxiliar sua operação na diminuição do ruído industrial e a trabalhar com maior conforto e produtividade.

 

Conte com as soluções da Drausuisse para diminuir o ruído industrial

As soluções da Drausuisse são inovadoras e visam a produtividade da operação. Portanto, elencamos produtos que geram o mínimo de ruído industrial.

Oferecemos locação de sistemas hidráulicos que vão garantir sua operação mais segura e eficiente, com garantia total de manutenção preventiva, corretiva e também troca de peças.

Para que você comprove a eficiência de nossas soluções, oferecemos 30 dias totalmente gratuitos na locação de qualquer equipamento.

Somos uma empresa Selo Verde e nossas soluções são desenvolvidas para trabalhar com sustentabilidade.

Conte sempre com a Drausuisse para proporcionar à sua operação mais conforto com a diminuição do ruído industrial.

Gostou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais novidades.

Até a próxima!