Para manter o bom funcionamento de um sistema hidráulico, é preciso avaliar a viscosidade do óleo que será utilizado.

Essa característica é muito importante para verificar a fluidez do óleo durante a variação de temperaturas, bem como seu comportamento no sistema.

Continue com a gente neste artigo e saiba exatamente o que é a viscosidade do óleo, sua importância e como medir para escolher o tipo certo para seu sistema hidráulico.  

Aproveite sua leitura!

 

O que é a viscosidade do óleo?

A viscosidade é uma das características para determinar o uso do óleo ideal para o sistema hidráulico.

Ela consiste na resistência que ele apresenta para fluir. Ou seja, é a velocidade com que o óleo circula em todo o sistema.

Em reação à viscosidade do óleo, podemos defini-la em dois tipos diferentes:

  • Alta viscosidade:

O óleo de alta viscosidade apresenta maior resistência para fluir, o que resulta em maior tempo para circular pelo sistema.

  • Baixa viscosidade:

Já o óleo de baixa viscosidade apresenta resistência menor, levando menos tempo para circular por todo o sistema.

 

Quando se trata de sistemas hidráulicos, a viscosidade do óleo deve ser suficiente para criar uma película protetora em todos os componentes e também circular no melhor tempo possível.

Para facilitar a escolha da viscosidade ideal, foi criado o Índice de Viscosidade (IV), que mede a quantidade de oscilações da viscosidade quando ocorre variações de temperatura, seja alta ou baixa.

Vale lembrar que quanto mais viscoso é o óleo, maior será o esforço do conjunto motor / bomba. Em contrapartida, óleos com menor viscosidade possuem boa fluidez, mas não garantem proteção do equipamento.

Isso resulta em diminuição da vida útil do equipamento e desgastes de peças, que podem comprometer a eficiência da operação.

 

Por que é importante avaliar a viscosidade do óleo hidráulico?

Como vimos, a viscosidade do óleo influencia diretamente na proteção dos sistemas hidráulicos e também na maior eficiência para o desempenho.

É importante lembrar que o tipo de bomba utilizada é que determina a viscosidade do óleo a ser utilizado. Quando o óleo não está adequado, podem ocorrer os seguintes problemas:

 

Óleo com baixa viscosidade:

  • Maior escoamento.
  • Maior possibilidade de vazamentos.
  • Menor lubrificação.
  • Maiores desgastes de peças.

 

Óleo com alta viscosidade:

  • Maior dificuldade de sucção pela bomba.
  • Perda de carga maior.
  • Acionamentos mais lentos.
  • Dificuldades para eliminar bolhas de ar.

 

Como medir a viscosidade do óleo?

A viscosidade do óleo pode ser medida através de um aparelho denominado viscosímetro.

Ele indica quais as condições específicas de determinado óleo, permitindo avaliar se ele é ou não adequando para o sistema.

Com o viscosímetro, é possível medir, de forma precisa, a viscosidade do óleo de acordo com temperaturas específicas.

A viscosidade possui um valor diferente para cada fluido e varia, para um mesmo fluido em função da temperatura.

É importante ressaltar que a viscosidade do óleo hidráulico pode se manter entre 10 e 100 cst  (centistokes), referente a 40°C. 

Seu ponto de combustão pode variar conforme a temperatura do óleo e ponto de fluidez podendo ser melhorado com adição de Aditivos.

Além disso, a norma ISO 3448 determina os parâmetros para o índice de viscosidade de óleos hidráulicos.

Para tanto, é essencial verificar o grau de viscosidade recomendado pelo fabricante do equipamento.

 

Classificação do óleo hidráulico

Os óleos utilizados em aplicações hidráulicas são classificados conforme nomenclatura da Norma ISO.

Aqueles tipos que possuem a sigla “Vg” (grau de viscosidade) e numeração que varia entre 2 e 1500 cst, representa viscosidade média a 40°C.

Logo, um óleo com classificação Vg 145 possui viscosidade de 145 cst quando atinge temperatura de 40°C.

Os tipos de óleos hidráulicos mais comuns são:

  • ISO VG 32.
  • ISO VG 46.
  • ISO VG 68

Como vimos, a viscosidade do óleo é fundamental para garantir o bom funcionamento de sistemas hidráulicos. 

Para tanto, antes de fechar a aquisição de óleo, é importante avaliar o manual do equipamento e as recomendações do fabricante, especialmente informações sobre o tipo de óleo, nível de desempenho e classificação de viscosidade.

Essas medidas garantem o uso de óleo na viscosidade ideal, permitindo que a operação trabalhe com maior eficiência e obtenha maior vida útil dos equipamentos.

 

Sobre nós!

 

Saiba que os equipamentos da Drausuisse favorecem o controle da viscosidade ideal do óleo.

Trabalhamos com a locação de sistemas hidráulicos que apresentam como uma das vantagens o baixo consumo de óleo, e fornecemos manutenção, suporte, corretivos e preventivos, e troca de peças com o mínimo de impacto para a sua operação.

Nossas soluções hidráulicas contemplam a AirDraulic, IPower e FlugPower, que são equipamentos de alta performance que garantem economia, produtividade e eficiência para qualquer produção que precise de sistemas hidráulicos.

Oferecemos ainda 30 dias totalmente gratuitos na locação de qualquer equipamento, para que comprove sua eficiência e benefícios.

Somos uma empresa Selo Verde e mantemos responsabilidade para a preservação da natureza, garantido equipamentos que trabalham de maneira sustentável.

Agora que você já sabe sobre viscosidade do óleo, venha conhecer nossas soluções.

 

Esse conteúdo te ajudou? Deixe o que achou nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e acompanhe nosso blog para outras notícias.

Até a próxima!