O vazamento de óleo hidráulico é um problema comum em máquinas e equipamentos que utilizam este fluido para funcionar. Além de causar danos ao meio ambiente, os vazamentos podem interferir no funcionamento da máquina e aumentar o custo de manutenção.

Para evitar vazamentos, é importante realizar a manutenção preventiva dos equipamentos e verificar regularmente os níveis de óleo. Também é fundamental utilizar produtos de qualidade e seguir as recomendações do fabricante.

Neste artigo, vamos explicar quais são as causas do vazamento de óleo hidráulico e como é possível minimizar esse tipo de problema. Aproveite sua leitura!

 

Quais são as causas do vazamento de óleo hidráulico?

O vazamento de óleo hidráulico pode ter diversas causas e pode aumentar o custo da operação.

Veja a seguir algumas das causas do vazamento de óleo hidráulico em equipamentos:

  • Montagem incorreta ou uso de dispositivos inadequados:

É muito comum ocorrer vazamento de óleo quando a montagem do equipamento é realizada com folgas ou apertos excessivos, que podem danificar as peças.

Outra causa é o uso de componentes inadequados para o equipamento como vedações ou mangueiras. Daí a importância de utilizar itens compatíveis com o equipamento.

É importante ressaltar que mangueiras de maior comprimento tendem a ser danificadas com maior frequência, proporcionando vazamento do óleo hidráulico.

  • Manutenção inexistente ou inadequada:

Os processos de manutenção são fundamentais para garantir a eficiência do equipamento.

Caso o mesmo não passe por manutenções regulares, a fonte de vazamento do óleo hidráulico não é descoberta, acarretando um consumo excessivo de óleo.

Quando a manutenção é realizada, mas de maneira ineficiente ou incorreta, não só o vazamento de óleo hidráulico permanece, como o equipamento fica mais suscetível a danos.

  • Condições adversas:

Máquinas e equipamentos expostos a grandes variações de temperatura podem apresentar folga nas conexões.

 

Além disso, ambientes com excesso de resíduos, partículas e detritos também podem ocasionar vazamento de óleo hidráulico.

Outro fator que pode contribuir para vazamentos são máquinas expostas a ações climáticas, que comprometem a vedação de suas conexões.

  • Contaminação:

Degradação das superfícies podem contribuir para contaminação do equipamento devido a vazamentos externos, que permitem a entrada de agentes contaminantes.

  • Vibração:

Máquinas com excesso de vibração estão mais sujeitas a desgastes de peças por abrasão ou comprometimento dos encaixes de mangueiras e vedações, resultando em vazamento de óleo hidráulico.

 

Como evitar o vazamento de óleo hidráulico?

Como vimos, o vazamento de óleo hidráulico pode resultar em menor eficiência do equipamento e maior gasto de óleo, além de prejudicar o meio ambiente e comprometer a segurança da operação.

A fim de evitar esse tipo de problema, vamos deixar algumas dicas para evitar o vazamento de óleo em seus equipamentos hidráulicos.

Garantir a instalação adequada da tubulação

É fundamental garantir que toda a tubulação esteja em conformidade, especialmente em relação à pressão exercida.

Logo, os tubos e as conexões do sistema hidráulico devem ser revisados para a identificação de qualquer falha que possa ocasionar vazamento de óleo.

Evitar má flexão do tubo

Durante a instalação dos tubos, a dobra da tubulação deve ser realizada de acordo com raio de curvatura indicado pelo fabricante.

Caso isso não ocorra, a tubulação sofre estresse térmico em curvatura diferente.

Manter atenção ao ambiente natural

O sistema hidráulico deve se adaptar às mudanças do ambiente natural durante seu funcionamento.

Qualquer peça instalada corretamente pode sofrer deformações pelas condições do ambiente, ocasionando vazamento de óleo.

O ideal é que mangueiras plásticas sejam instaladas com capacidade de 30% para atender variações de temperatura, força de tração e até mesmo vibrações.

Evitar óleo em alta temperatura

Geralmente a temperatura do óleo hidráulico no sistema se mantém entre 35 a 60 graus.

Se a temperatura do óleo for elevada, a densidade diminui, reduzindo a capacidade de eficiência, além de manter o filme de graxa macio. Isso danifica o equipamento e contribui para o vazamento de óleo hidráulico.

Trabalhar conforme capacidade da máquina

É importante parametrizar o equipamento para que ele trabalhe de acordo com sua capacidade.

Exceder a capacidade da máquina pode resultar em comprometimento de suas peças e vazamentos.

Efetuar manutenção regular

A manutenção regular dos sistemas hidráulicos é de suma importância para garantir o bom funcionamento do maquinário e evitar vazamento de óleo hidráulico.

Para quem acredita que a manutenção periódica destes equipamentos pode representar um alto custo para a operação, continue a leitura para saber mais como isso pode ser solucionado.

 

Escolha a locação de equipamentos como aliado na prevenção contra vazamento de óleo hidráulico

Nas dicas que citamos acima é possível observar que a maioria das ações para prevenção de vazamento de óleo hidráulico é realizar um processo de manutenção preventiva eficiente.

No entanto, muitas empresas acreditam que a manutenção periódica é um processo custoso para a operação e que muitas vezes é desnecessário.

Vale lembrar que o vazamento de óleo hidráulico resulta em prejuízos como:

  • Comprometimento da segurança operacional;
  • Desgaste prematuro do equipamento;
  • Consumo excessivo de óleo;
  • Redução da eficiência da máquina;
  • Impactos ambientais;

Para empresas que não querem ter prejuízos com o vazamento de óleo hidráulico, mas não desejam investir em manutenção, uma ótima alternativa é a locação de sistemas hidráulicos.

A Drausuisse é especialista na locação de sistemas hidráulicos desenvolvidos com altos padrões de tecnologia, garantindo todo o processo de manutenção corretiva, preventiva e troca de peças no contrato de locação.

Isso significa que a responsabilidade de manutenção periódica é da empresa, que programa as visitas de modo a impactar minimamente a operação.

Assim, é possível assegurar que a máquina está sempre em bom funcionamento e sem riscos de sofrer vazamento de óleo hidráulico.

Caso isso ocorra, a equipe da Drausuisse pode ser acionada imediatamente para correção do problema, sem comprometer o processo produtivo da indústria.

A locação de sistemas hidráulicos oferece um ótimo custo benefício para a operação, não só pelo uso de um equipamento que garante diversas vantagens, como também por isenção total da responsabilidade de manutenção, que hoje é um dos desafios para quem adquire sistemas hidráulicos próprios.

A Drausuisse desenvolve as soluções  AirDraulic, IPower e FlugPower, que são equipamentos de alta performance que garantem economia, produtividade, eficiência e sustentabilidade para qualquer operação que demande o uso de sistemas hidráulicos.

A empresa ainda oferece 30 dias totalmente gratuitos na locação de qualquer equipamento, para que seus clientes possam comprovar, na prática, sua eficiência e benefícios.

Um destaque para a Drausuisse é ser certificada Selo Verde, mantendo sua responsabilidade para a preservação da natureza com a fabricação de equipamentos que trabalham de maneira sustentável.

Agora que você já sabe como a locação de equipamentos é vantajosa para problemas como o vazamento de óleo hidráulico, venha conhecer as soluções da Drausuisse.

Esse conteúdo te ajudou? Deixe o que achou nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e acompanhe nosso blog para outras notícias.

Até a próxima!