As unidades hidráulicas são equipamentos que estão presentes em diversas aplicações e segmentos, auxiliando no controle de fluxo e execução de força.

Entender sobre os componentes e acessórios das unidades hidráulicas é fundamental para garantir seu bom funcionamento e a manutenção adequada.

Nesse artigo você entenderá mais sobre as unidades hidráulicas e todas as suas características.

Você também verá como as soluções de unidades hidráulicas da Drausuisse podem atender sua operação com eficiência.  Aproveite sua leitura!

 

O que é uma unidade hidráulica?

 

A unidade hidráulica consiste em um conjunto de componentes com a função de movimentar e exercer força hidráulica em um equipamento. Todos esses componentes são conectados com um painel inteligente programado para executar a operação.

O funcionamento de uma unidade hidráulica ocorre quando uma força aplicada em um ponto é transferida para outro ponto através de um fluido incompressível. Geralmente, o fluido utilizado é um tipo de óleo hidráulico.

É comum que a força aplicada seja multiplicada no processo, onde é necessário manter o controle da pressão para garantir segurança ao sistema.

A força aplicada é gerada por uma bomba hidráulica por vazão constante para o sistema, transmitida através do fluido hidráulico para os demais componentes.

 

Os principais componentes de uma unidade hidráulica

 

Os principais componentes que fazem parte de uma unidade hidráulica são: reservatório, bomba, válvulas, atuadores e fluído hidráulico. A seguir, veremos sobre cada um deles.

 

Reservatório

O reservatório é um dos principais componentes da unidade hidráulica. Sua função é armazenar o volume fluídico de trabalho.

Esse componente favorece a troca de calor do sistema e a decantação de partículas contaminantes, umidade e ar presentes no fluido.

 

Bomba

Existem diversos tipos de bombas hidráulicas, desde aquelas que possuem engrenagens até bombas de palheta, pistão e outros tipos.

Elas diferem nas funcionalidades e aplicações em que cada uma destinada. Porém, todos os tipos possuem a mesma função: gerar pressão, a partir do deslocamento do volume do fluido contra a carga presente.

 

Válvulas

As válvulas atuam no controle da pressão e do fluxo. Esses componentes podem exercer diversas funções, como:

  • Redução de pressão.
  • Frenagem.
  • Segurança, dentre outros.

As válvulas também possuem tipos diferentes como gaveta, esfera ou bronze. Além disso, alguns tipos de válvulas podem controlar a direção, inicial e final do fluido.

 

Atuadores

Os atuadores são responsáveis pela conversão da energia hidráulica em energia mecânica. Eles são divididos em lineares ou rotativos.

Em um cilindro hidráulico, por exemplo, a energia é convertida em um movimento linear. Já em um motor hidráulico, a energia é convertida em movimento rotativo.

 

Fluido hidráulico

Sua função é permitir a transmissão da força exigida pelo sistema, além de lubrificar a parte interna das peças por onde circula, como bombas, cilindros, válvulas, entre outros.

Para tanto, é essencial avaliar os tipos de fluidos e seus aditivos para selecionar os que garantem melhor benefícios para aplicação.

 

Cuidados necessários para a unidade hidráulica

 

As unidades hidráulicas são equipamentos que trabalham com elevadas pressões, altas velocidades e sensibilidade.

Logo, sua utilização requer alguns cuidados específicos. O principal é realizar uma inspeção periódica, tanto do desempenho como no estado de conservação da unidade.

Outro ponto importante é executar limpeza periódica, fundamental para que o sistema funcione adequadamente e sejam eliminadas as impurezas que possam ter penetrado no sistema hidráulico.

Vale lembrar que a presença de impurezas no sistema pode ocasionar contaminação do fluido, reservatório e outros componentes, especialmente válvulas.

A limpeza da unidade hidráulica deve ser realizada em ambientes especializados, como oficinas ou áreas de manutenção, montagens e testes.

Esses locais não devem possuir atividades como soldagem, pintura e incidência de impurezas como poeira, água, vapores e outros tipos de resíduos.

 

É necessária manutenção da unidade hidráulica?

 

Como mencionamos nos cuidados, a unidade hidráulica trabalha sobre condições extremas, requerendo processos de manutenção periódica e preventiva para garantir seu funcionamento e aumento da sua vida útil.

Complementando os cuidados que se deve ter com as unidades hidráulicas, é importante criar um plano de manutenção periódica com os seguintes itens:

  • Limpeza externa mensal.
  • Troca dos filtros de ar a cada dois meses.
  • Avaliação do óleo a cada três meses a fim de verificar suas condições.
  • Identificação de ruídos e vibrações fora no normal durante seu funcionamento.
  • Verificação diária do nível, pressão e temperatura do óleo.

 

Considerações para o dimensionamento de uma unidade hidráulica

 

É muito importante lembrar que no momento de dimensionar uma unidade hidráulica, é preciso considerar:

  • Vazão da bomba.
  • Rotação do motor elétrico.
  • Força e velocidade de acionamento dos atuadores, independentes do tipo.
  • Capacidade da rede elétrica.
  • Distância adequada.
  • Demais componentes do sistema.

Esses fatores são importantes para garantir o bom funcionamento do sistema, evitar perdas de pressão ou outro problema que pode comprometer o desempenho da unidade hidráulica.

 

Conheça as unidades hidráulicas da Drausuisse

 

Como vimos, a unidade hidráulica é um equipamento que trabalha com diversos componentes.

Somos especialistas em soluções de bombeamento hidráulico, trazendo evolução aos sistemas, garantindo alta performance e diversos benefícios para a operação.

As nossas principais soluções em unidade hidráulica são:

 

Airdraulic

Airdraulic

A solução Airdraulic oferece um sistema de acionamento inteligente a partir de ar comprimido, mantendo o óleo refrigerado.

Com uma interface totalmente automática a partir de uma conexão hidráulica, a Airdraulic trabalha com pressão de até 250 bar e vazão de até 60 litros por minuto.

Dentre suas vantagens, podemos destacar que o equipamento dispensa trocador de calor e infraestrutura de água de refrigeração.

Além disso, promove no óleo, uma variação de aproximadamente, 5 °C em relação à temperatura ambiente.

Uma das características mais importantes da unidade hidráulica Airdraulic é possuir Selo Verde, representando menor impacto ao meio ambiente.

 

Ipower

Ipower

A unidade hidráulica Ipower apresenta acionamento inteligente por servo motor e possui destaque pelo baixo consumo de energia.

Tem capacidade de trabalhar com pressão de até 230 bar e vazão de 40 litros por minuto.

O equipamento trabalha com baixo volume de óleo e opera com o mínimo de ruído para não impactar o processo de trabalho.

Assim como a Airdraulic, a Ipower possui Selo Verde, contribuindo para a sustentabilidade.

 

Flugpower

Flugpower

A unidade hidráulica Flugpower possui acionamento por ar comprimido e servo motor, garantindo a refrigeração do óleo.

Tem capacidade de trabalhar com pressão de até 250 bar e vazão de 60 litros por minuto.

Apresenta baixo ruído durante o funcionamento e com uma variação na temperatura do óleo de aproximadamente 5°C, em relação à temperatura ambiente.

Também apresenta Selo Verde, sendo um equipamento que trabalha de forma sustentável.

 

Vantagens das unidades hidráulicas Drausuisse

 

As unidades hidráulicas Drausuisse são equipamentos inovadores com menor número de peças, as nossas soluções garantem as seguintes vantagens:

  • Redução do consumo de energia.
  • Redução do nível de ruído na operação.
  • Eliminação da vibração.
  • Eliminação de atrito entre metais.
  • Não gera calor.
  • Redução na troca de filtro e elementos filtrantes.
  • Redução da emissão de CO₂.
  • Redução do consumo de água e produtos para refrigeração.
  • Eliminação de trocadores de calor.
  • Redução no consumo de óleo.
  • Redução da temperatura, permitindo maior conforto térmico aos colaboradores.

 

Com as unidades hidráulicas Drausuisse, a operação trabalha com alta eficiência e economia, além de contribuir para a preservação do meio ambiente.

 

Por que trabalhar com a Drausuisse?

 

Somos especialistas em unidades de bombeamento hidráulico com altos padrões de tecnologia para garantir aos nossos clientes equipamentos inovadores e de alta performance.

Todos os modelos de unidades hidráulicas são disponibilizados para locação, o que confere menor custo de manutenção.

Assim, a manutenção e suporte, corretivos e preventivos, como também troca de peças acontece em tempo hábil e por nossa conta.

Oferecemos 30 dias totalmente gratuitos na locação para que o cliente possa testar o equipamento e avaliar os diferenciais.

Somos uma empresa Selo Verde, trabalhando com todos os padrões de sustentabilidade e responsabilidade social.

Inove sua operação e opte pela locação de unidade hidráulica Drausuisse.

 

O que achou deste artigo? Deixe nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais novidades como essa.

Até a próxima!