Em sistemas hidráulicos, as principais atividades são a vazão e a pressão.

Ambas são essenciais para o funcionamento de sistemas hidráulicos, garantindo que todas as etapas do sistema sejam completadas.

Neste artigo falaremos sobre a relação vazão x pressão em sistemas hidráulicos, em que consiste cada uma dessas tarefas e sua importância.

Ótima leitura para você!

 

Vazão e pressão: em que consiste essas duas atividades?

 

A vazão é o volume de um fluido ou gás que transita em um ponto específico do sistema, conforme uma unidade de tempo.

A pressão é a força exercida pelo fluido em uma determinada área.

Geralmente a pressão é expressa em bar, psi, Kgf/cm², dentre outras unidades de medida. Já a vazão pode ser medida em l/s, c³/s, dentre outros.

A unidade de medida utilizada pode variar de acordo com o sistema de medida adotado pelo equipamento, o que resulta em valores variáveis.

 

Qual a diferença entre vazão e pressão?

 

A vazão é considerada uma grandeza originada a partir de um elemento gerador, que pode ser uma bomba hidráulica.

Sua função é promover um volume de líquido para o sistema hidráulico em um determinado tempo, como por exemplo: litros por minuto [l/m].

Esse volume é diretamente atrelado à velocidade de movimentação dos atuadores finais, que podem ser lineares para cilindros ou rotacionais para motores hidráulicos.

Com o objetivo de ilustrar a vazão, podemos utilizar o exemplo de um balão de aniversário. Para que ele encha mais rápido, é preciso gerar vazão para dentro dele. Se o deslocamento, ou vazão do ar para seu interior for mais lento, ele levará mais tempo para encher.

Já a pressão no óleo hidráulico é gerada a partir de restrições e dificuldades de passagem apresentados pelos componentes do sistema hidráulico.

A pressão está diretamente ligada à força exercida pelos atuadores, lineares ou rotativos, podendo-se elevar a pressão dos sistemas hidráulicos para que trabalhem com grandes forças, onde a pressão é originada pela compressão do elemento transmissor utilizado.

 

Conheça os sistemas hidráulicos da Drausuisse

 

Você sabia que a locação de sistemas hidráulicos pode ser mais vantajosa do que a aquisição?

Com a dificuldade de ajustar a relação vazão x pressão, é comum que os sistemas apresentem defeitos como desgastes, mau funcionamento, vazamentos, dentre outros.

Esses tipos de problemas muitas vezes acarretam prejuízos para a operação, não só pelo alto custo de manutenção como também pela parada de equipamentos.

No entanto, esses inconvenientes podem ser sanados pelas soluções da Drausuisse.

Trabalhamos com a locação de sistemas hidráulicos de alta performance que garantem diversos benefícios para a operação, como economia, eficiência, melhores condições de trabalho para colaboradores, aumento da produtividade, dentre outros.

Nossos serviços de locação garantem manutenção preventiva e corretiva, e também troca de peças, sem que sua produção sofra impactos.

Nossa linha de equipamentos AirDraulic, IPower e FlugPower, trabalham com menos peças do que um sistema hidráulico convencional, mantendo a relação perfeita entre vazão e pressão.

Além disso, oferecemos 30 dias totalmente gratuitos na locação de qualquer equipamento, para que você possa comprovar a eficiência de nossas soluções.

Somos uma empresa Selo Verde e nossas soluções são desenvolvidas para trabalhar com sustentabilidade.

Agora que você entendeu a importância da relação vazão x pressão, escolha trabalhar com as soluções da Drausuisse.

 

Gostou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe em suas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais novidades.

Até a próxima!